Letra na Foto

“SEU ESPAÇO PARA CURTIR FOTOGRAFIA” #MESEGUEAI

Dupla Exposição Profissional – Dicas de Fotografia

Compartilhe nas redes sociais!

 

Como fazer Dupla Exposição Profissional de Casais

Dupla Exposição Profissional – Dicas de Fotografia

Hoje vamos falar sobre uma das técnicas mais interessantes da Fotografia: a dupla exposição.

-Utilizada a princípio por muitos fotógrafos como forma artística, hoje o recurso vem sendo utilizado para dar um toque especial em fotos profissionais.

Atualmente, a dupla exposição em fotos de ensaios de casamento é um dos recursos mais pedidos pelos noivos. Afinal, a técnica permite a aproximação de dois momentos únicos, capaz de descrever toda a emoção e os sentimentos da união do casal.

Abaixo, você irá conhecer mais curiosidades e irá conferir dicas de como fazer a dupla exposição profissional.

Fotos de casamento paroquia Bom Pastor e buffet Blue Tree Premium Alphaville Alessandra e Juliano
Fotos de casamento paroquia Bom Pastor e buffet Blue Tree Premium Alphaville Alessandra e Juliano

O que é a dupla exposição?

A dupla exposição, ou múltipla exposição, é uma técnica fotográfica na qual o mesmo fotograma é exposto duas ou mais vezes. Para quem não sabe, o fotograma é aquele conjunto de cada uma das imagens impressas quimicamente no filme cinematográfico.

Essa dupla exposição resulta em duas imagens diferentes que, ao serem combinadas, podem dar origem a uma terceira fotografia. Na nova foto, o conteúdo sobreposto pode ganhar um novo significado, com maior riqueza de cores e efeitos e ficar ainda mais interessante.

Como a técnica surgiu?

Tradicionalmente, a dupla exposição surgiu com as câmeras analógicas, que permitiam que o negativo fosse exposto mais de uma vez. Apesar disso, na época a técnica era vista como um erro fotográfico e, a partir de então, foram fabricadas câmeras de filmes modernas com recursos que evitavam essa exposição.

Felizmente, os fotógrafos aprimoraram as técnicas e hoje fazem verdadeiras mágicas com a combinação de duas imagens.

A exposição trata do tempo que o fotograma, ou película, é exposto à luz para formar a imagem. Quanto maior for o tempo de exposição, mais clara fica a fotografia e vice-versa. Nas câmeras analógicas, é possível realizar a dupla exposição de formas distintas. Entretanto, as câmeras automáticas não oferecem esse recurso, já que passam o filme logo que a foto é tirada.

Como fazer a dupla exposição profissional?

Se você pesquisar o trabalho de fotógrafos especializados na técnica, verá que o uso criativo da dupla exposição é capaz de criar imagens até mesmo surreais.

Para fazer fotos com a dupla exposição, o fotógrafo pode usar uma câmera analógica, realizar a edição das imagens no computador ou fotografar com câmeras profissionais no formato RAW. Nesse caso, depois de fotografar duas imagens em RAW, é necessário escolher a opção

“sobreposição de imagens” no “menu de retoques” da câmera. Feito isso, é só escolher quais as duas fotos que serão sobrepostas. Apesar de simples, este é um recurso limitado à apenas alguns modelos de câmeras profissionais, por isso, é legal pesquisar antes.

Também existem algumas câmeras digitais no mercado que possibilitam essa técnica no próprio aparelho, por meio de configuração específicas.

A Canon 5D MK III, Canon 1D X, Canon 6D, a Fujifilm X Pro1, Fujifilm X100S, Olympus OM-D E-M5 são alguns exemplos.

Agora que você já conheceu mais sobre a dupla exposição, assista ao vídeo abaixo e saiba como fazer um trabalho profissional.

 

Dupla Exposição Profissional – Dicas de Fotografia

Compartilhe nas redes sociais!

Voltar ao topo